É comum eu ouvir dos meus pacientes a pergunta se deveria parar de comer alimentos com açúcar, com a premissa de que ouviram falar que as células cancerígenas se alimentam de açúcar para crescer. Ou que o câncer não cresce quando comemos comida que aumenta o pH do sangue.
Sempre aconselho meus pacientes com evidencia cientifica, comprovação na literatura, pois é a melhor forma de tratar uma pessoa neste momento tão difícil e de muitas incertezas.
Existem 3 tipos diferentes de DIETA que estão na “moda”:

  • Cetogênica (baixa ingesta de açúcar/calorias)
    Respondo que NÃO, pois todas as células do nosso corpo precisam de açúcar para funcionarem, crescerem e se desenvolverem. NÃO há nenhum estudo cientifico comprovando tal afirmação até a data, apesar de termos alguns em andamento. A perda de peso excessiva com este tipo de dieta vai trazer mais malefícios durante o tratamento do câncer, principalmente pela falta de certas vitaminas e micronutrientes.
  • Alcalina
    NÃO há como mudar o pH do nosso sangue apenas pela dieta, não é tão simples assim, além do que temos mecanismos intrínsecos no nosso corpo para regular e não permitir nem alcalose nem acidose. É mais uma jogada de marketing de empresas da alimentação para venderem produtos com esta premissa.
  • Intermitente
    Este mês foi publicado um artigo científico mostrando benefícios da dieta intermitente, mas não especificamente para pacientes com câncer. Porem há dados mostrando melhora do controle glicêmico, A1c, redução de peso e benefícios de sobrevida em pacientes com câncer de mama.
    Portanto consulte sempre um especialista da área para que você tenha o melhor tratamento possível e faça uma dieta saudável, pois além de manter o corpo com todos os nutrientes importantes, vai ajudar a prevenir outros males.

Fonte: https://www.medscape.com/viewarticle/920543

Podemos ajudar? Fale conosco!